domingo, 4 de março de 2012

Memórias de um Jovem Padre

                                                



José está no seminário, preparando-se para se tornar um padre. No entanto, as dúvidas não o deixam em paz. Será que a batina é mesmo o seu caminho? Bem nessa época, o livro O crime do padre Amaro o faz pensar seriamente sobre a profissão que o espera. O interesse pelo livro o leva a querer estudar mais a fundo a literatura, e algum tempo depois ele já está na faculdade de Letras. Lá, conhece mais um motivo para questionar-se sobre sua vocação: a bela Maria Cláudia. A cada novo dilema, José tem no livro de Eça seu mais fiel companheiro, que o ajuda a tomar suas difíceis decisões.

                                                                                                 Nota: 9




Sobre o autor:
Álvaro Cardoso Gomes (Batatais, 28 de março de 1944), é crítico literário, ensaísta e romancista brasileiro.
É formado em Letras pela USP, onde se tornou professor títular de Literatura Portuguesa. Especializou-se na literatura do final do século e em poesia e romance contemporâneo. Lecionou as cadeiras de Literatura Brasileira na Universidade da Califórnia em Berkeley e no Middlebury College e fez várias pesquisas em Portugal e nos Estados Unidos da América.
Álvaro Cardoso Gomes nasceu na cidade paulista de Batatais, em 1944, e viveu a adolescência em Americana, também no interior de São Paulo, que usa como o cenário das suas obras A hora do amorPara tão longo amor e outras mais. Hoje mora em São Sebastião, no litoral paulista.
É autor de diversos livros juvenis, além de livros de poesia, de contos, romances para adultos (entre eles O sonho da terra, que recebeu o Prêmio Bienal Nestlé) e obras acadêmicas. É também crítico literário e leciona atualmente no programa de pós-graduação da Universidade São Marcos, onde foi pró-reitor de graduação (2001-2003).

Nenhum comentário:

Postar um comentário